E-Commerce Masters

Como usar o TikTok. Guia definitivo para iniciantes do TikTok

Com o Guia E-Commerce Masters, sua loja online alcançará novos patamares de sucesso. Descubra as estratégias exclusivas para impulsionar suas vendas online e aumentar seu alcance. Não perca a oportunidade de aproveitar todo o potencial do e-commerce. Junte-se a nós e transforme sua loja online em uma máquina de vendas!

Faz mais de três anos que o aplicativo de sincronização labial Musical.ly, agora conhecido como TikTok, tornou-se popular entre adolescentes. Desde então, a rede social se espalhou muito além da Geração Z: o TikTok foi baixado mais de 1 bilhão de vezes, incluindo 96 milhões nos Estados Unidos, segundo estimativas da empresa de pesquisa Sensor Tower.

Também pertence à empresa chinesa Bytedance, agora considerada uma das startups mais valiosas do mundo. O aplicativo em si gira em torno do compartilhamento de videoclipes de 15 segundos, que são configurados com músicas geralmente licenciadas por artistas e gravadoras.

 

O TikTok agora é amado não apenas por jovens de 14 anos, mas também por comediantes, atletas e, sim, marcas. Grandes empresas como Coca-Cola, Nike, ABC e Google realizaram campanhas publicitárias no TikTok.

Até Khloé Kardashian foi paga para publicar conteúdo patrocinado na plataforma. Mas o aplicativo não é apenas o lugar para anúncios: o TikTok também é o marco zero para alguns dos memes mais populares da Internet.

Você pode ser perdoado se sentir que não entende o TikTok. O aplicativo é rápido e caótico, combinando elementos do Spotify, Snapchat, Vine e Twitch em uma única rede social. Aqui está o que você precisa saber para começar, dos “Desafios” do TikTok aos sons de moedas e originais.

TikTok. O que é?

O TikTok possibilita a criação de vídeos com, no máximo, 15 segundos de duração. A proposta é compartilhar conteúdo leve, como vídeos de dança, música, dublagem e outros tipos de desafios que seguem uma linha humorística.

Primeiros passos: como configurar sua conta no TikTok

A primeira coisa que você precisa é de um par de fones de ouvido. Não há como aproveitar o TikTok com o som desligado. Depois de baixar o aplicativo, você pode começar a procurar vídeos imediatamente. Mas, para publicar você mesmo, você precisa criar uma conta.

Você pode criar uma conta usando seu email, seu número de telefone ou uma plataforma de terceiros como o Facebook, Instagram, entre outros.

O aplicativo atribui automaticamente um nome de usuário. Se você se inscrever no TikTok com seu número de telefone, o aplicativo irá gerar um nome de usuário genérico, como user1234567. O uso de um endereço de e-mail gera um ID mais personalizado (embora isso possa apresentar um problema de privacidade para os usuários).

Para alterar seu nome de usuário, clique no ícone no canto inferior direito que se parece com a parte superior do corpo de uma pessoa. Em seguida, clique em Editar perfil. Aqui, você pode alterá-lo para algo mais exclusivo, além de adicionar uma biografia, foto e vídeo de perfil.

Por padrão, as contas do TikTok são públicas, o que significa que qualquer pessoa pode ver seu perfil e visualizar os vídeos que você publica. Para ajustar essas configurações de privacidade, toque nos três pontos no canto superior direito do seu perfil.

O TikTok é o principal destino para vídeos móveis de formato curto. Nossa missão é inspirar criatividade e trazer alegria. A TikTok possui escritórios globais, incluindo Los Angeles, Nova York, Londres, Paris, Berlim, Dubai, Mumbai, Cingapura, Jacarta, Seul e Tóquio.

Navegando no TikTok

Agora que seu perfil está pronto, é hora de assistir a alguns TikToks. O aplicativo é dividido em dois feeds principais. O padrão é “Para você”, um fluxo de vídeos gerado algoritmicamente, semelhante à página Explorar do Instagram. Deslize para a esquerda e você encontrará o outro, a seguir, que apresenta envios de pessoas que você escolhe seguir.

TikTok é como um show de variedades sem fim; é puro entretenimento. Siga criadores que fazem você rir, perfis como @k.chh, que publica esquetes hilariantes, ou opte por contas adoráveis ​​como @cute_puppies12, que publica vídeos dos menores cães que eu já vi na internet.

[su_youtube_advanced url=”https://www.youtube.com/watch?v=wJ8AR2PezKg” width=”760″ controls=”no”]

Você notará à direita de cada vídeo do TikTok uma série de ícones. O primeiro o levará ao perfil do usuário que o postou. Depois, há um coração, que funciona como curtidas no Instagram. Em seguida, há comentários e, em seguida, uma seta apontando para a direita para compartilhar TikToks individuais em outras plataformas.

Clique na seta se desejar copiar o link para um TikTok específico, por exemplo, para compartilhá-lo no iMessage. (Uma observação para os canhotos: você pode achar difícil usar o TikTok, pelo menos a princípio, pois geralmente é orientado à direita.)

O último ícone é um disco giratório com notas musicais emanando dele. Isso representa o trecho da música que o usuário está tocando no TikTok. Clique nele para ver o nome e o artista da faixa, bem como um feed de outros TikToks que também a apresentam. Por exemplo, “Fake ID” de Riton e Kah-Lo – uma faixa particularmente popular no TikTok – foi apresentado em mais de 1,4 milhão de vídeos, que são mostrados na página da música. Esses clipes provavelmente não são a extensão completa dos TikToks de “Fake ID” na plataforma.

Não deseja ver um certo tipo de TikTok no seu feed? Pressione o vídeo com força para revelar um botão Não está interessado.

Filmando e compartilhando vídeos do TikTok

Pronto para compartilhar seu próprio TikTok? Primeiro, toque no sinal de mais na parte inferior da tela. A câmera será aberta, revelando um botão de gravação vermelho que lembra o Snapchat. Antes de começar a gravar, você pode adicionar uma música, para que sua sincronização labial, dança ou performance acompanhem a música. Se você deseja filmar algo no momento, pode pular adiante e começar a gravar sem uma faixa musical, e depois adicionar a música.

Como o Snapchat, o TikTok tem uma variedade de efeitos de RA que podem ser usados ​​em vídeos, que fazem coisas como mudar a cor do seu cabelo ou olhos. Toque em Efeitos no lado esquerdo para navegar por eles. A guia Mundo inclui opções destinadas ao meio ambiente, como uma fatia deliciosa de pizza de realidade aumentada. Existem até efeitos especiais projetados para serem usados ​​em cães e gatos.

No lado direito da tela de gravação, há um botão Beleza, que apaga sutilmente as sombras escuras sob seus olhos. Abaixo está o menu de filtros. Ao contrário do Instagram, cujos filtros agora têm nomes icônicos como Mayfair e Valencia, os TikTok são simplesmente numerados. O último e mais importante recurso aqui é o timer, que permite aos usuários filmar vídeos sem pressionar continuamente o botão de gravação. É o que possibilita os vídeos de dança exclusivos do TikTok.

Os TikToks podem ter até 15 segundos de duração, mas os usuários também podem conectar vários clipes juntos por até 60 segundos de gravação total. Você também pode enviar vídeos mais longos que foram gravados fora do próprio aplicativo.

Depois de dominar os TikToks regulares, experimente duetos, que dividem a tela ao meio e permitem que você cante a mesma música que outro criador. Para fazer um dueto, toque no botão de compartilhamento no vídeo original e pressione Duet.

Música, hashtags e challenges

A música está no coração do TikTok; escolher uma música popular pode ser a principal razão pela qual um vídeo se torna viral. Veja como escolher um. Primeiro, toque em Adicionar um som no lado direito da tela de gravação. Um menu de streaming de artistas e registros no estilo Spotify aparecerá. Aqui, você pode navegar pelas faixas mais populares da plataforma, além de conferir as músicas da Apple Music.

Não há músicas completas no TikTok; a plataforma é dominada por clipes curtos, que não podem ser editados. Em outras palavras, se você sonha a dancinha do “doing the floss” em uma parte específica da sua música favorita, pode estar sem sorte. Mas há uma maneira de contornar esse problema.

Muitos usuários do TikTok simplesmente tocam uma música de outro dispositivo – como um computador ou aparelho de som – enquanto estão gravando. O TikTok registrará a faixa como um “som original”, que outros usuários poderão adicionar aos seus próprios vídeos. Uma palavra de cautela: O uso dessa brecha pode resultar em violações de direitos autorais.

Nesse mesmo menu de streaming de música, estão as músicas associadas ao TikTok #Challenges. Os desafios são o que une a comunidade TikTok, e eles geralmente são patrocinados por anunciantes. No momento, por exemplo, a ABC está executando o desafio #LikeAnAmericanIdol no TikTok, que convida você a “mostrar sua voz incrível!” (Até agora, 25,3 milhões de vídeos foram criados com a hashtag.)

O Google recentemente lançou uma campanha de desafio semelhante. com a hashtag #HeyGoogleHelp.

A maioria dos desafios não é patrocinada. Em vez disso, eles são criados pelo TikTok e pela própria comunidade. Atualmente, o aplicativo apresenta o desafio #faketravel, por exemplo, no qual os usuários fingem estar em férias de luxo. O meme zomba de influenciadores que se gabam de seu estilo de vida #jetset em outras plataformas como o Instagram.

Para navegar por todos os desafios atuais do TikTok, toque na lupa na parte inferior da tela inicial. Na parte superior deste mesmo menu, há uma barra de pesquisa, que pode ser usada para pesquisar criadores, sons ou hashtags específicos.

Visualizações, notificações e outras métricas

Depois de começar a compartilhar os TikToks, você pode verificar quantas pessoas os assistiram observando os números de exibição no seu perfil. Toque no ícone de notificações na parte inferior da tela inicial para ver quem comentou ou gostou dos seus vídeos.

Aqui, você também pode ver quem olhou para o seu perfil ou seguiu você. Uma dica importante: o TikTok é famoso por enviar hordas de iscas de noivado na forma de notificações push. Se esse tipo de spam parecer desagradável, desative as notificações do TikTok no menu de configurações do seu telefone.

O TikTok também notifica os usuários quando criadores populares estão “transmitindo ao vivo” (o recurso não está disponível para todos os usuários). Assim como no Twitch, enquanto assiste a uma transmissão ao vivo, você pode dar dicas aos criadores de bens virtuais, adquiridos com o TikTok Coins. $ 1 é igual a 100 moedas.

Os criadores geralmente reconhecem seus fãs ou respondem a perguntas que fazem em troca desses presentes, parte dos quais podem ser convertidos em moeda corrente.

Você está pronto para usar o TikTok

Agora você sabe como participar do mais recente TikTok #Challenge. Você adicionou uma fatia digital de pepperoni à sua obra-prima de sincronização labial. E você talvez até tenha dançado um pouco. Você está pronto para explorar o TikTok.

O aplicativo tem muitos recursos adicionais, e a melhor maneira de encontrá-los é brincando com você. Então aumente o volume e prossiga.

Compartilhe este Post:
e-commerce masters