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E-mail Marketing ainda será o canal mais eficaz em 2025. Você duvida?

⏰ Tempo estimado de leitura: 8 minutos

E-mail Marketing ainda será o canal mais eficaz em 2025. Você duvida? Como proprietário de uma empresa de comércio eletrônico, um dos seus principais objetivos é encontrar os canais de marketing mais eficazes para sua loja. Não procure mais. E-mail é a resposta. Apesar da popularidade dos aplicativos de mensagens, a grande maioria dos consumidores ainda prefere que as marcas entrem em contato com eles por e-mail.

E-mail Marketing ainda será o canal mais eficaz em 2025. Você duvida?

A pesquisa mostrou que 6 em cada 10 consumidores preferem se comunicar com suas marcas favoritas por e-mail em vez de canais de mídia social.

Mesmo se você estiver segmentando um grupo demográfico mais jovem, não deve ter dúvidas sobre o uso de e-mail. Quase 40% dos millennials verificam seus e-mails várias vezes ao dia.

No post de hoje vamos falar sobre:

  • A importância do e-mail marketing no ambiente de negócios atual
  • A diferença entre e-mails promocionais e transacionais
  • As melhores táticas de e-mail marketing que você deve implementar em sua campanha

Sem mais delongas, vamos ao que interessa…

Por que o e-mail marketing ainda é e será importante, mesmo em 2025?

Um dos maiores equívocos sobre e-mail marketing é que cada vez menos pessoas o estão usando. Isso simplesmente não é verdade. No momento, estima-se que 4 bilhões de pessoas em todo o mundo estão usando ativamente o e-mail marketing para se comunicar.

Apesar desse fato, o marketing de mídia social parece um investimento muito melhor para muitos empresários. Afinal, ninguém compartilhou um e-mail desde aquela época em 2004, prometeram azar se você não o encaminhou para pelo menos 10 pessoas.

Nada disso, no entanto, importa neste caso.

Embora o Google às vezes seja usado para pesquisas sérias, as mídias sociais são usadas para relaxar. Algumas pessoas simplesmente querem rolar a linha do tempo para baixo, sem se incomodar com anúncios. O marketing de mídia social definitivamente vale o investimento, mas não para vendas de comércio eletrônico.

Basta considerar isso, sua campanha de e-mail marketing pode atingir um ROI de 4200%. Isso significa que, para cada dólar investido nele, você pode ganhar US $ 42 (dados americanos).

Aqui estão algumas razões pelas quais o e-mail marketing é tão bem-sucedido em comparação com outras táticas:

  • O e-mail marketing oferece ao usuário um ROI muito maior do que qualquer outro canal
  • Ele também tem muito mais usuários ativos do que qualquer outra plataforma por aí
  • Depois de enviar mensagens de texto, o e-mail é a maneira mais pessoal de conversar com seus clientes
  • Você pode automatizar o marketing por e-mail para expandir esse canal ainda mais rápido

E-mails promocionais vs. transacionais

Tudo isso vale a sua atenção, tempo e esforço. Mas antes de começar a lançar campanhas de e-mail marketing para a esquerda e para a direita, você precisa saber sobre dois tipos de e-mails que enviará: e-mails comerciais e transacionais.

Embora sejam intercambiáveis ​​em algumas situações, são duas entidades diferentes. Um é usado para aumentar a receita e melhorar seus resultados, enquanto o outro é usado principalmente para suporte ao cliente e relacionamento com o usuário.

Aqui está o que você precisa saber sobre e-mails transacionais e comerciais:

  • Você envia e-mails transacionais quando a interação do comprador com seu site é estritamente funcional. Felizmente, é uma confirmação de pedido, mas também pode ser coisas como alterar senhas, ser notificado sobre uma transação com falha, confirmação de envio etc.
  • Por outro lado, um e-mail promocional é enviado para um determinado número de pessoas que concordaram em receber conteúdo promocional da sua marca. Coisas como promoções de vendas, boletins informativos e atualizações de produtos se enquadram nessa categoria.

Ambos os e-mails são importantes para o seu negócio. Por esse motivo, você precisa prestar atenção especial a ambos e garantir que sua mensagem seja transmitida. Causar uma boa impressão é sempre importante, então dê a cada conteúdo a atenção que ele merece.

8 práticas recomendadas de e-mail marketing

Saber quanto e-mail pode ajudar sua loja online e quais tipos de e-mails de marketing você escreverá é importante. Mas tudo isso não significa nada se você não souber escrever um bom e-mail. Aqui estão algumas dicas de e-mail marketing para maximizar sua eficácia…

1. Envie um e-mail de boas-vindas para cada assinante

Aqui está algo que muitas pessoas não sabem: e-mails de boas-vindas têm 91,4% de taxas de cliques. Receber alguém é uma ótima maneira de iniciar a jornada do cliente. Um gesto simples como esse pode motivar um cliente a optar por sua loja de comércio eletrônico a longo prazo.

Apenas lembre-se: pouca personalização pode percorrer um longo caminho. Simplesmente observando o pop-up com o qual um cliente se inscreveu, seu histórico de pedidos ou até mesmo o envolvimento em e-mails anteriores, você pode obter novas recomendações de produtos que os motivarão a visitar seu site novamente.

Os compradores querem ter experiências personalizadas com as marcas com as quais fazem negócios. É por isso que todo e-mail deve usar o nome do cliente. Você pode criar alguns modelos de e-mail de boas-vindas para garantir que nem todos recebam exatamente a mesma mensagem.

2. Confirme cada pedido por e-mail

As pessoas sabem mais sobre segurança online do que nunca, mas fazer negócios ainda requer um certo nível de confiança. Quando uma pessoa faz um pedido em seu site, ela está lhe dando o benefício da dúvida de que tudo vai correr bem e que ela não será enganada.

O que fará com que os clientes se sintam seguros? Muitas coisas. Para começar, um bom canal de suporte ao cliente que responda suas dúvidas instantaneamente permite que o visitante saiba que o site está ativo e que há pessoas nos bastidores executando o show.

Além disso, saber que seu pedido foi registrado. E-mails de confirmação agora são considerados essenciais. Não é de admirar que eles gerem 8 vezes mais aberturas do que os e-mails promocionais padrão.

3. Não tenha medo de usar emojis no campo de assunto

Tudo o que cobrimos até agora foi bem sério – então vamos relaxar um pouco. E-mails promocionais não precisam ser sérios para ajudá-lo com suas vendas.

Eles só precisam ser memoráveis ​​– e incluir um CTA.

Já pensou em usar emojis em seu material promocional? Ano a ano, no marketing de comércio eletrônico, o uso de emojis cresce 775%. Então, se você precisava de alguma confirmação de que os emojis podem ser usados ​​em material promocional sério, aí está.

Mas os emojis não existem apenas para mostrar que sua marca tem um lado maluco. Eles podem ajudá-lo a melhorar suas taxas de abertura de e-mail. Mais de 56% das empresas que usam emojis em suas linhas de assunto tiveram um aumento em suas taxas de abertura, em comparação com seus pares.

4. Use newsletters informativos por e-mail selecionados para se destacar

Um boletim informativo é uma forma de e-mail marketing de comércio eletrônico, na qual você informa seus usuários sobre vários tópicos. É uma ótima maneira de informar os compradores atuais sobre sua marca e atrair novos assinantes com conteúdo interessante.

Aqui estão algumas das coisas que você pode incluir em suas newsletters:

  • Notícias do setor e notícias de última hora
  • Dicas sobre como usar os produtos que você vende
  • Atualizações de novos produtos e datas de lançamento

Como proprietário de uma empresa, você provavelmente acompanha as notícias do setor mais de perto do que seus clientes. Toda semana, você pode simplesmente reunir alguns dos artigos que leu e incluí-los em seu e-mail. Criar um boletim informativo com curadoria nem precisa parecer trabalho e é uma ótima maneira de ajudar seus clientes a usar mais produtos.

5. Certifique-se de oferecer descontos em seus e-mails

Este é controverso, mas os descontos mudam. Dar um desconto é uma ótima maneira de criar um aumento de tráfego para seu site por um determinado período de tempo e impulsionar suas vendas rapidamente. Mas primeiro, você precisa garantir que as pessoas saibam que você está oferecendo um código de desconto. Se eles não sabem sobre isso, você não pode esperar para eles descobrirem.

Você precisa agir rapidamente.

Uma das maneiras mais eficazes de notificar seus compradores sobre um desconto é através do uso da técnica BAB (Before-After-Bridge). Essa técnica de redação fornecerá uma maneira de notificar os clientes existentes sobre descontos futuros, sem parecer excessivamente promocional.

Você aprenderá a escrever o e-mail certo em pouco tempo, apresentar as informações corretamente, no contexto e mostrar como o destinatário do e-mail se beneficiará de sua oferta.

Você pode querer considerar o que seus clientes precisam fazer para obter o desconto. Inscreva-se em sua newsletter, compre um produto ou crie uma conta são três dos mais populares.

6. Peça indicações aos seus compradores regularmente

O boca-a-boca tem sido a maior ferramenta de promoção desde o início do comércio. Para utilizá-lo, você precisa incentivar os clientes existentes a falar sobre sua empresa e divulgar a mensagem da sua marca em todas as oportunidades.

Os influenciadores fazem a mesma coisa. No entanto, referências pessoais funcionam muito melhor. Isso porque as pessoas confiam mais em seus amigos do que em estranhos, não importa o quanto eles estejam bem informados sobre um determinado tópico ou setor.

Um estudo recente da Nielsen mostrou que uma pessoa tem 4x mais chances de fazer a primeira compra se as recomendações de produtos vierem de seus amigos. Portanto, comece a trabalhar em uma estratégia de referência o mais rápido possível.

Pode ser tão simples quanto adicionar “somos uma pequena empresa que depende muito do boca a boca para crescer, obrigado por nos ajudar a divulgar” aos seus e-mails transacionais.

7. Configure uma sequência de abandono de carrinho

Há anos, as taxas de abandono de carrinho de compras vêm crescendo. No momento, a taxa média de abandono de carrinho em todos os setores está próxima de 70%.

Basicamente, isso significa que hoje, 10 compradores adicionarão alguns itens ao carrinho, se prepararão para fazer o checkout e sairão do site antes da conclusão da compra.

Esse número deve ser bem menor se você quiser ficar um passo à frente de seus concorrentes. Você precisa implantar táticas de reengajamento. E você não sabe, uma coisa simples como enviar um e-mail de abandono de carrinho pode ajudá-lo a reduzi-lo.

Às vezes, as pessoas se distraem e saem do site sem ir ao caixa. Outras vezes, eles saem porque não podem ser incomodados com o processo de checkout. Sua automação de marketing deve incluir o envio de e-mails de acompanhamento para os compradores com um CTA claro, o que melhorará suas taxas de conversão rapidamente.

8. Reengaje os compradores anteriores para aumentar suas vendas e lucratividade

Quanto você valoriza seus clientes? Você está mostrando a eles essa apreciação? É melhor você começar a mostrar isso se quiser mantê-los leais. A falha em fazer isso pode fazer com que eles cancelem a inscrição da sua lista de e-mail ou, pior ainda, acessem uma loja de comércio eletrônico concorrente.

Perder um único cliente pode resultar na perda de muito dinheiro no futuro. Não acredite em nós? Basta considerar o seguinte: pode custar 25 vezes mais adquirir um único novo cliente do que manter um já existente.

Durante o BFCM 2019, de acordo com Klaviyo, cerca de 60% das vendas foram impulsionadas por consumidores que anteriormente se envolveram com a marca por e-mail.

Além disso, as pessoas que clicaram no e-mail tiveram um AOV 10% maior e responderam por mais de 50% do total de vendas durante o Cyber ​​Weekend.

Claro, ninguém vai comprar de você novamente se tiver uma experiência dolorosa com sua equipe de suporte.

O e-mail marketing permanece sendo o rei

O e-mail marketing permite que você construa novos relacionamentos com visitantes de primeira viagem, cultive relacionamentos importantes com clientes recorrentes e até conserte os quebrados com compradores anteriores. e-mail marketing

Vamos aos principais tópicos:

  • O e-mail vale a sua atenção porque é eficaz do que a maioria das formas de marketing digital
  • Saber escrever e-mails comerciais e transacionais é extremamente importante
  • Certificar-se de que seus e-mails sejam escritos com nitidez maximizará seus esforços

Atendimento ao cliente e e-mail marketing andam de mãos dadas. O atendimento ao cliente ajuda a aumentar suas taxas de abertura de e-mail e o e-mail permite que você se comunique com os clientes mais facilmente. É também o relacionamento de e-mail mais íntimo que você pode ter com seus clientes.

Ambos precisam estar em um nível alto se você quiser ver o sucesso. E então! Você tem utilizado campanhas de e-mail marketing em seu negócio online?

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