E-Commerce Masters

Supermercados delivery. Por que seu supermercado não está on-line?

Com o Guia E-Commerce Masters, sua loja online alcançará novos patamares de sucesso. Descubra as estratégias exclusivas para impulsionar suas vendas online e aumentar seu alcance. Não perca a oportunidade de aproveitar todo o potencial do e-commerce. Junte-se a nós e transforme sua loja online em uma máquina de vendas!

Quantas vezes você já fez uma compra pela internet? Além de ser prático, comprar pela internet oferece um diferencial muito significante se comparado as lojas físicas: a economia de tempo.

Por ser um recurso cada vez mais escasso, o tempo tem sido fator determinante para grande parte das pessoas em diversas situações do dia a dia. Os supermercados on-line são uma tendência cada vez mais forte fora do país e estão conquistando o seu espaço no Brasil aos poucos.

Supermercados delivery

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS) em conjunto com a ACNielsen aponta que apenas 1% dos 18.500 supermercados já começaram a trabalhar a presença virtual e oferecem opções de compra pela internet. Outro dado importante levantado pela pesquisa é que apenas 6% dos 500 maiores supermercados atuam no varejo virtual.

Mesmo sendo números relativamente baixos em relação a outros países, é preciso refletir: por que grandes redes estão repensando a sua forma tão consolidada de trabalhar? A resposta não está dentro dos escritórios e sim do lado de fora dos corredores e prateleiras. Tudo se dá pelas transformações comportamentais do consumidor. Se o seu negócio lida com pessoas, é mais que urgente estar atento ao comportamento que elas apresentam e buscar acompanhar cada evolução.

A relação compra VS. internet foi fortalecida com o passar dos anos e, principalmente, com o amadurecimento de grandes players do e-commerce que estavam atentos tanto às principais preocupações dos consumidores quanto à transparência e segurança de dados e transações on-line.

O consumidor passa mais tempo dentro do ambiente digital do que fora dele, ou melhor, podemos dizer que essa separação já não existe mais, afinal, o on-line e o off-line se interligam o tempo todo, fazendo da internet uma extensão da “vida real”. Se o consumidor já está tão habituado a utilizar o meio digital para realizar suas tarefas diárias e obter tudo que deseja, por que motivo o seu supermercado ainda não faz parte desse ambiente e não proporciona essa conexão com o seu público?

Para as redes que já atuam com esse modelo de negócio é possível notar resultados expressivos. A pesquisa realizada pela consultoria A.T. Kearney aponta que mais de 30% dos consumidores já fizeram alguma compra de mercado on-line nos últimos 12 meses. Esse número representa um crescimento considerável em relação aos estudos anteriores, esperando um aumento de Market Share de 15 a 18% até 2023. Segundo a pesquisa, os serviços de e-commerce para supermercados representa uma das maiores oportunidades de crescimento para supermercadistas, apontando um crescimento de 5 a 6 vezes mais que os demais canais de venda.

Para falar sobre faturamento, a pesquisa aponta que o setor supermercadista faturou em 2014 R$ 294,9 bilhões (fonte ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados). Ou seja, até 2023, esse mercado apresenta potencial de crescimento de aproximadamente R$ 48 bilhões apenas com o e-commerce.

Em um futuro muito próximo, estar ou não presente na internet não será mais uma opção e sim uma obrigatoriedade se o foco for acompanhar o comportamento e as exigências do seu público. O seu diferencial deverá ser construído pensando em como criar formas de conquistar a confiança do cliente fora do ambiente físico transpondo para o digital. Além dos grandes nomes como Pão de Açúcar e Extra, outros estabelecimentos de menor proporção já estão colhendo os frutos que a internet tem a oferecer, como o Supermercado Veran, em Mogi das Cruzes – SP e região e a Rede de Compras.com, em Campina Grande – PB.

As vantagens que a internet oferece para o varejo são concretas. Basta estar aberto para entender como esse modelo de negócio pode ser incorporado as operações e estar alinhado com as necessidades do público-alvo. O mercado está evoluindo. Você está preparado?

Gustavo Sanchez Palencia
Com mais de 14 anos de experiência no desenvolvimento de negócios online e plataformas de e-commerce. Expertise para projetos digitais em diversos segmentos como e-commerce, e-business, analytics e varejo, envolvendo search engine, segmentação comportamental e métricas, análise de conversões e visualização de dados.

Compartilhe este Post:
e-commerce masters