E-Commerce Masters

Marketing de conteúdo. 36 Ferramentas para produção de conteúdo

Com o Guia E-Commerce Masters, sua loja online alcançará novos patamares de sucesso. Descubra as estratégias exclusivas para impulsionar suas vendas online e aumentar seu alcance. Não perca a oportunidade de aproveitar todo o potencial do e-commerce. Junte-se a nós e transforme sua loja online em uma máquina de vendas!

O Marketing de Conteúdo abriu um novo horizonte de possibilidades para empreendedores e empresas de diferentes tamanhos e nichos de mercado. Além da relativa facilidade para começar a investir seus esforços no meio digital, existem uma infinidade de ferramentas que podem te ajudar na produção de seus conteúdos.

Novas ferramentas de marketing de conteúdo surgem diariamente, por isso, nós preparamos uma lista contendo 36 ferramentas de marketing de conteúdo que certamente poderão te auxiliar na produção e distribuição de conteúdo. Certamente você poderá conhecer uma ou outra ferramenta que incluímos em nossa lista, mas não deixe de conferir todas as selecionados. Possivelmente você encontrará algo novo!

Ferramentas para Curadoria de Conteúdo

Antes de começar a escrever, você precisa ter as idéias, de preferência aquelas que serão populares e mais aceitas:

1. Quick Sprout

Se você colocar uma URL concorrente na página inicial dessa ferramenta e, em seguida, clicar na aba “mídia social”, você vai ver um detalhamento dos conteúdos mais populares do seu concorrente. Isso deve ajudar a gerar algumas idéias.

2. Buzzsumo

Digite uma palavra ou uma frase, e Buzzsumo vai mostrar os posts mais populares em toda a web que contêm essa frase.

3. Portent

Se você está lutando para chegar a uma idéia legal ou título, basta digitar uma palavra-chave em Portent, e ele vai gerar títulos atrativos para você.

4. Quora

Esta é uma excelente ferramenta de marketing para olhar se você precisar de alguma inspiração. As pessoas fazem perguntas em diversas áreas do conhecimento humano, e Quora vai ajudar a detectar as quentes.

5. Google Trends

A última coisa que você quer fazer é um post sobre um tema que não é popular. Google Trends irá apontar na direção certa, uma vez que mostra o volume de busca por palavras-chave diferentes e expressões.

6. Alltop

Não é todo blog que vale a pena seguir. Alltop classifica e organiza os melhores blogs em toda a web para que você possa ver o que os outros estão escrevendo.

7. Twitter

A maioria das pessoas usam o Twitter para divulgação, mas também é possível  usá-lo para ver o que é tendência. Use as #hashtags ou crie listas, elas são excelentes para fazer curadoria de conteúdo e acompanhar assuntos de seus interesse.

8. Pulse

O LinkedIn criou um produto que é como um Feed RSS. Ele permite que você se inscreva em temas e interesses específicos para que você saiba o que está sendo discutido.

9. Evernote

Como um blogueiro, você eventualmente tem mais idéias do que tempo. Com o Evernote, você pode manter o controle de todas as suas idéias.

10. Trello

Quanto mais organizado você for, mais suave o processo de marketing de conteúdo será. Trello é um ótimo lugar para organizar todas as suas idéias. Depois de ter descoberto que tipo de assuntos estão em alta, o próximo passo começar a escrever.

11. Google Alerts

Monitorar a Web para ver conteúdo novo e interessante nunca foi tão fácil. Com o Google Alerts você informa sobre quais palavras-chave deseja receber alertas, ajusta algumas configurações e recebe alertas em sua caixa de email, sempre que um novo post ou artigo é publicado na internet. O Google entrega para você praticamente os conteúdos mais relevantes baseados nas suas palavras-chave.

Como criar um alerta do Google

  1. Visite Alertas do Google.
  2. Na caixa “Criar um alerta sobre”, digite as palavras sobre as quais você deseja receber notificações por e-mail.
  3. Clique em Mostrar opções para dizer com que frequência você recebe alertas, que tipos de resultado deseja receber e muito mais.
  4. Clique em Criar alerta.
  5. Depois que seu alerta estiver configurado, você começará a receber e-mails sempre que o Google encontrar novos resultados de pesquisa para suas palavras-chave.

Também é possível criar um alerta clicando no sinal de +, ao lado de qualquer um dos tópicos sugeridos na página Alertas do Google.

Agora que você já sabe onde e como garimpar seu conteúdo, é hora de meter as mãos na massa e se concentrar na produção do conteúdo.

Ferramentas Produção de Conteúdo

Se você usar as ferramentas de marketing citadas a seguir, descobrirá que não só você vai escrever melhor, mas você também vai ser capaz de criar conteúdo mais rápido:

12. Google Docs

Em vez de blogs em WordPress, considere escrever o seu conteúdo em primeiro lugar no Google Docs. Ele vai ajudar você a corrigir gramática e questões de ortografia, e você ainda pode colaborar com outras pessoas quando precisar de ajuda.

13. Wunderlist

Se você quer escrever posts do tipo lista, dê uma olhada no Wunderlist. Ele torna mais fácil para criar listas sobre tudo.

14. Meme Generator

Quem disse que a criação de imagens engraçadas é difícil? Com alguns cliques do mouse e teclado, você pode começar a gerar memes em minutos no Meme Generator.

15. Visual.ly

Infográficos não precisam ser caros. O Visual.ly irá ajudá-lo a criar o seu próprio infográfico.

16. Infogr.am

Gráficos e gráficos de pizza não tem mais que ser feio. Agora você pode criar os bonitos que geram ações sociais.

17. Skitch

A partir de capturas de tela para as edições de fotos rápidas, Skitch é uma ferramenta de edição de fotos simples. Pode não ter tantos recursos como Photoshop, mas é muito mais fácil de usar.

18. Uberflip

Às vezes você vai querer criar ebooks ou PDFs em seu blog. Uberflip é uma ferramenta simples que permitirá que você a fazê-lo, mais ele lhe dá as estatísticas que mostram o quão popular o seu conteúdo.

19. TinyMCE

Se você prefere blogar dentro do WordPress, esta ferramenta vai garantir que você está usando a gramática e ortografia correta.

20. Text Broker

O ideal é que você escreva o seu próprio conteúdo, mas se você não tem tempo, Texto Broker pode cuidar do processo de escrita para você por um valor modesto.

21. Problogger Job Board

De forma semelhante a encontrar ajuda em texto Broker, você pode encontrar escritores freelance no Problogger.

22. Shareist

A partir de captura de conteúdo em torno da web para a incorporação de links e vídeos, Shareist ajuda com todo o ciclo de marketing de conteúdo. É uma plataforma feita para pequenas e médias empresas.

23. Kapost

Se você quer uma ferramenta de marketing que faz tudo, Kapost vale a pena conferir. Vale a pena usar se você precisar de ajuda com a programação e escrita, mas pode fazer muito mais do que isso.

24. Editorial Calendar

Uma vez que você esteja familiarizado com blogs, você vai querer usar um calendário de conteúdo para organizar a publicação de seus posts. Isto irá ajudar a detectar buracos e descobrir quantas vezes e quando você deve estar blogando.

Agora que você já está no processo de escrita, é hora de se concentrar na distribuição do conteúdo.

Ferramentas para Distribuição de Conteúdo

Promover o seu conteúdo não tem que ser difícil. Há uma série de ferramentas de marketing que você pode usar para ajudar.

25. Yoast

Mecanismos de busca são uma grande fonte de tráfego. Yoast vai otimizar seu blog para você, para que você possa maximizar a sua classificação.

26. Buffer

Publicar seu conteúdo em todos os sites de redes sociais pode ser trabalhoso. Mas com Buffer, você pode fazê-lo com apenas um clique.

27. Click to Tweet

Ao fazer citações e frases dentro do seu conteúdo, você cria conteúdos tweetáveis e recebe mais tráfego social.

28. Tweroid

Seus seguidores podem não estar online quando você está twittando. Tweroid irá ajudá-lo a determinar o momento ideal para tweetar e obter o máximo de exposição.

29. Slideshare

Por que não transformar o seu conteúdo em uma apresentação? O envio do seu conteúdo para Slideshare em um formato de apresentação é uma ótima maneira de obter tráfego extra e mais branding.

30. Outbrain

Se você quer gerar mais tráfego, Outbrain é uma boa fonte para o tráfego barato. Por alguns centavos por clique, você pode obtém mais pessoas lendo seu blog.

31. Flare

Botões de compartilhamento social não tem que ser feios. Flare  permite assumir o controle da forma como os seus botões de compartilhamento parecem, e ainda diz qual o  número de cliques que recebem.

32. GetResponse

E-mail é a melhor maneira de gerar tráfego para o seu blog. Através GetResponse, você pode começar a coletar e-mails em seu blog e em seguida, fazer uma explosão de e-mail na sua lista de cada vez que você publicar um novo conteúdo.

33. Google Search Console

Se você quiser saber onde se classificar nos resultados do mecanismo de busca, esta é a única ferramenta que você precisa. Você pode, então, tomar as palavras-chave que se classificam na primeira página, construir alguns links para eles , e aumentar seus rankings.

34. Grupos do LinkedIn

Uma das maneiras mais simples de obter mais tráfego é submeter seu conteúdo a grupos do LinkedIn. Junte-se a grupos que têm mais de 100.000 membros e estão em espaços relacionados ao seu. Envie o seu conteúdo e veja o seu tráfego crescer.

35. Audiencie Bloom

Esses caras têm uma ferramenta interna que ajuda as empresas a obter mensagens dos visitantes. Eles só cobram quando a ferramenta ajuda você a conseguir um guest post de sites relevantes. É uma ótima maneira de aumentar o seu tráfego de referência e conquistar novos leitores para o seu blog.

36. Google Blog Search

Por meio de busca de blogs no Google, você pode encontrar blogs relevantes dentro de sua indústria. Uma vez que você encontra um punhado de blogs, leia o seu conteúdo, e comece a comentar, proporcionando troca de informação. Isto irá ajudar a conduzir as pessoas de volta para o seu blog, o que irá aumentar o número de leitores.

Conclusão. 36 Ferramentas de Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo não é ciência de fogutes. As ferramentas de marketing de conteúdo acima tornam a vida mais fácil na hora de gerar idéias, escrever artigos e promover o seu conteúdo. O melhor de tudo, eles ajudam a salvar horas por semana, o que permite mais tempo para se concentrar em outras iniciativas de marketing ou escrever mais conteúdo.

Que outras ferramentas de marketing de conteúdo você acha que vale a pena usar? Sugira nos comentários abaixo!

Compartilhe este Post:
e-commerce masters