WhatsApp Payments. As questões e os regulamentos de conformidade de dados mantiveram o lançamento do WhatsApp Pay suspenso por algum tempo, apesar de um teste bem-sucedido do serviço de pagamentos com um milhão de usuários no país em 2018. O governo indiano e o RBI manifestaram preocupação com alguns dos recursos do WhatsApp no cumprimento dos regulamentos.
Apesar de um atraso no lançamento do WhatsApp Payments na Índia devido a problemas de conformidade de dados, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que o recurso de pagamentos ponto a ponto baseado em UPI será lançado em vários países nos próximos seis meses.
As questões e os regulamentos de conformidade de dados mantiveram o lançamento do WhatsApp Pay suspenso por um bom tempo, apesar de um teste bem-sucedido do serviço de pagamentos com um milhão de usuários no país em 2018.
“Conseguimos aprovação para testar isso com um milhão de pessoas na Índia em 2018. E quando muitas pessoas continuavam usando semana após semana, sabíamos que seria grande quando chegarmos ao lançamento”, afirmou Zuckerberg durante o anúncio de lucros da empresa na quinta-feira.
“Estou realmente empolgado com isso, e espero que isso comece a ser implementado em vários países e que possamos fazer muito progresso aqui nos próximos seis meses”, acrescentou.
WhatsApp Payments. Mark Zuckerberg Confirma Lançamento em 2020
Além do WhatsApp Payments, a empresa está trabalhando em vários outros esforços para ajudar a facilitar mais comércio do Facebook Marketplace para o Instagram Shopping e seu trabalho no Facebook Pay ou na moeda digital Libra. Com isso você consegue vislumbrar o potencial dessas soluções para o e-commerce?
“Estamos adotando várias abordagens diferentes aqui, que vão desde pessoas que compram e vendem umas às outras diretamente, até empresas que montam fachadas de lojas, pessoas que se envolvem com empresas diretamente por meio de mensagens e várias coisas sobre pagamentos que variam de existentes — usando as existentes. Sistemas nacionais como a UPI da Índia para criar novos sistemas globais”, disse o CEO do Facebook, saudando o sistema UPI novamente.
O serviço WhatsApp Payments peer-to-peer, baseado em UPI, alcançará mais de 400 milhões de usuários — especialmente as pequenas e médias empresas (SMBs) — para impulsionar a inclusão digital no país.
“Ter pequenas empresas bem-sucedidas não é a única chave para criar amplo crescimento econômico em que todos possam se sustentar, mas também é importante manter comunidades saudáveis, uma vez que as pequenas empresas costumam ser onde as pessoas se reúnem”, disse Zuckerberg.
O Governo indiano e o Reserve Bank of India (RBI) expressaram preocupação com alguns dos recursos do WhatsApp em cumprir com os regulamentos.
“Nos pagamentos, estamos focados em lugares diferentes, com produtos diferentes. Para coisas como o Instagram e até muito do que estamos fazendo no Facebook, são países muito mais desenvolvidos. Para o WhatsApp, é o maior país do WhatsApp. Então países como Índia e México e Brasil e Indonésia formarão uma grande parte da comunidade no WhatsApp”, elaborou.
Nas eleições, Zuckerberg disse que estão muito focados na integridade das eleições.
“Estávamos atrasados em 2016, mas após trabalhar para proteger as eleições em países do mundo inteiro da UE — na UE, na Índia, no México e nos EUA nos últimos anos, acreditamos que nossos sistemas estão agora mais avançados do que qualquer outro. Outras empresas”, disse ele aos analistas.
“Ainda haverá um debate sobre que tipo de discurso político deve ser permitido, especialmente com o aquecimento das eleições de 2020. Mas, por qualquer medida objetiva, nossos esforços na integridade das eleições fizeram muito progresso”, observou ele.
Zuckerberg disse que os usuários ativos diários atingiram 1,7 bilhão, 9% a mais que no ano passado, liderados pelo crescimento na Índia, Indonésia e Filipinas.
“As DAUs representaram aproximadamente 66% dos 2,5 bilhões de usuários ativos mensais em dezembro. As MAUs cresceram 178 milhões ou 8% em relação ao ano passado. Planejamos continuar divulgando as métricas da comunidade somente no Facebook até o final de 2020”, acrescentou.
Integração
Durante conversa com analistas financeiros nesta quarta-feira, 29, Zuckerberg explicou que a companhia vem investindo bastante em infraestrutura e modelo de negócios para fazer a integração dos aplicativos de mensagens. Questionado sobre quando terá uma integração definitiva, o CEO do Facebook explicou que, em teoria, os aplicativos “já são integrados”, porém, isso acontece apenas no backend.
“Em termos de integração, estamos bem integrados hoje, mas isso acontece debaixo da superfície. Mas imaginamos que, nos próximos anos, isso chegará aos usuários. Queremos ver funcionalidades que deram certo no Instagram Direct serem incorporadas no WhatsApp e Facebook Messenger (e vice-versa)”, disse. “Por outro lado, construímos algumas estruturas técnicas que não são integradas, e agora precisamos fazer um trabalho dobrado para uni-las. Um exemplo são as ligações: tem uma para o Facebook Messenger e outra para o WhatsApp”, completou.
Evolução
Outro tema debatido na apresentação do relatório financeiro foi a evolução da plataforma de mensagens. O CEO disse que a sua empresa se prepara para sair de um formato de apenas troca de texto e adicionar mais funções de interação entre usuários e companhias. Para isso, o Facebook trabalha com frentes como interoperabilidade e criptografia em todos os seus aplicativos. Contudo, Zuckerberg enfatizou que nem todas essas novidades serão lançadas neste ano.
Marca
Zuckerberg descartou a possibilidade de mudança de marcas. Ou seja, ele não planeja eliminar as logomarcas do Instagram e WhatsApp em favor das marcas do Facebook. Vale lembrar, a discussão em torno desta mudança ganhou força na web após a saída dos líderes do Instagram e WhatsApp da companhia nos últimos anos, além da adoção de “by Facebook” no nome dos dois aplicativos.
Leis de dados
Outro ponto abordado foi um possível impacto nas receitas do Facebook com as leis de proteção de dados, como a europeia GDPR. O CFO do Facebook, David Wehner, acredita que as leis podem influenciar nos ganhos da empresa, uma vez que os produtos deverão ser adaptados. Questionado se trouxe impacto para a empresa, Wheeler disse que não, mas que espera que isso aconteça no futuro.
Como Funciona O WhatsApp Payments
O WhatsApp Payments é um recurso que permite aos usuários do WhatsApp enviar e receber dinheiro diretamente pelo aplicativo, de forma semelhante ao que é feito com o envio de mensagens. A funcionalidade é integrada ao WhatsApp e visa facilitar transações financeiras rápidas e seguras, sem a necessidade de sair do aplicativo. Aqui está uma visão geral de como funciona:
1. Configuração Inicial
- Adicionar Conta Bancária: Para usar o WhatsApp Payments, o usuário precisa vincular sua conta bancária ao aplicativo. O WhatsApp utiliza a tecnologia UPI (Unified Payments Interface) na Índia, por exemplo, para facilitar essa integração.
- Verificação: O processo envolve a verificação do número de telefone vinculado à conta bancária, que deve coincidir com o número usado no WhatsApp. Uma vez verificado, a conta está pronta para realizar transações.
2. Enviar Dinheiro
- Escolha do Contato: O usuário pode iniciar uma transação escolhendo um contato para o qual deseja enviar dinheiro.
- Valor e Confirmação: Após escolher o contato, o usuário insere o valor e pode adicionar uma nota ou descrição para a transação. A confirmação é feita através de um PIN (Personal Identification Number) configurado pelo usuário, que adiciona uma camada extra de segurança.
- Transferência: Uma vez confirmado, o valor é transferido da conta bancária do remetente para a conta do destinatário.
3. Receber Dinheiro
- Notificação: Quando alguém envia dinheiro, o destinatário recebe uma notificação no WhatsApp.
- Depósito na Conta: O valor é automaticamente depositado na conta bancária vinculada ao WhatsApp do destinatário.
4. Histórico de Transações
- O WhatsApp Payments mantém um histórico de todas as transações realizadas pelo usuário, acessível diretamente no aplicativo.
5. Segurança
- Criptografia: Todas as transações são protegidas por criptografia de ponta a ponta.
- Autenticação: Além do PIN, o WhatsApp pode solicitar outros métodos de autenticação, como biometria (impressão digital ou reconhecimento facial) para autorizar pagamentos.
6. Disponibilidade
- O WhatsApp Payments foi inicialmente lançado na Índia, mas está sendo expandido para outros países de forma gradual. A disponibilidade depende de regulamentações locais e parcerias com instituições financeiras.
7. Limitações
- Dependendo da região, podem existir limites diários para transações ou restrições específicas baseadas nas políticas do banco ou nas regulamentações do país.
O WhatsApp Payments é uma maneira conveniente de realizar pagamentos pessoais e empresariais pequenos, como dividir a conta de um restaurante ou pagar por serviços diretamente através do aplicativo de mensagens mais popular do mundo.