Mercado de e-commerce. Brasil domina mercado de e-commerce na América Latina. Vendas no varejo online no Brasil, Argentina e México alcança US$ 30,9 bilhões em 2020. O ano foi bastante agitado para a América Latina: a instabilidade econômica brasileira atenuou o crescimento do comércio eletrônico no País, as eleições na Argentina aumentaram as esperanças de mudanças regulatórias favoráveis, a chegada a Amazon no México trouxe o status de o mercado que mais cresce para a região.
De acordo com levantamento da Forrester, as vendas no varejo online no Brasil, Argentina e México (os três maiores mercados) irá bater a marca de US$ 30,9 bilhões em 2020, número acima dos US$ 20,8 bilhões de 2015. A consultoria também apontou outros detalhes sobre o mercado de e-commerce para a América Latina. Confira os destaques:
Brasil continua a dominar mercado de e-commerce
As vendas online do mercado brasileiro representam, atualmente, mais que o dobro das do México e Argentina juntos. Apesar da economia (e dos problemas políticos), o varejo online continua a crescer e o mercado mostra sinais de maturidade, de acordo com a Forrester. Os compradores online no Brasil pertencem a todas as classes sociais e compram das mais diversas categorias, sendo a de roupas e calçados a com maior fatia.
Condições macroeconômicas na Argentina apresentam obstáculos ao crescimento do e-commerce
Fortes restrições de importação promulgadas em 2012 fizeram com que a importação de produtos ficasse extremamente cara e manteve investimentos estrangeiros no mercado na baía. O governo recém-eleito parece estar trabalhando para diminuir essas restrições, embora pouco tenha mudado até agora. Varejistas tradicionais locais estão impulsionando o crescimento do e-commerce e cada vez mais adicionam capacidades omnichannel para consumidores.
Número de vendas no varejo on-line e de compradores no México irá dobrar nos próximos cinco anos
Apesar de ser um mercado significativamente menor do que outros, o varejo online do México mostra potencial de crescimento no longo prazo. Com a penetração de smartphones crescente na classe média, o país está chamando atenção de varejistas online globais, mas compradores online principiantes significa que varejistas terão de conscientizar consumidores com questões como segurança de suas informações pessoais, transporte e políticas de devolução.
Mercado de e-commerce no Brasil: dados de um mercado em expansão
A situação do e-commerce no Brasil em 2024 revela um panorama promissor, posicionando o país entre os principais players globais deste mercado em expansão. Segundo dados do Relatório Setores do E-commerce da Conversion, o tráfego digital registrou um declínio inicial de 12,3% no primeiro trimestre de 2024, embora tenha havido uma recuperação significativa em março, impulsionada pelo Dia do Consumidor.
Para enfrentar esse desafio crescente, investimos continuamente no mercado brasileiro, com um aumento substancial no nosso aporte financeiro, o que incluiu uma expansão significativa da nossa equipe e infraestrutura. Isso nos permitiu fortalecer nosso suporte a pequenos e médios varejistas digitais, oferecendo soluções avançadas de CRM e automação de marketing, como as oferecidas pela edrone.
Em termos de performance, destacamos que nosso trabalho resultou em mais de 300 mil e-mails enviados apenas nos primeiros 15 dias de março, contribuindo para um faturamento médio superior a R$ 200 mil por loja no período, totalizando mais de R$ 38 milhões em vendas. Esse sucesso demonstra o potencial das estratégias personalizadas e automatizadas para impulsionar o crescimento das vendas online.
À medida que o mercado continua a se expandir, é crucial para os varejistas online adotar tecnologias emergentes e compreender as mudanças no comportamento do consumidor. A edrone permanece na vanguarda dessas inovações, capacitando empresas a transformar suas plataformas digitais em verdadeiras máquinas de vendas, preparando-as para um futuro cada vez mais digital e competitivo.
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