Você acabou de lançar sua loja virtual, mas ela ainda não tem acessos. Os clientes não conhecem a sua loja e não tiveram tempo para aprender sobre seus produtos/serviços ao cliente. Então, se você quer trazer tráfego para sua loja de forma imediata, você precisa ANUNCIAR!
Há certamente outras maneiras de gerar tráfego para o site, aumentar taxas de conversões, vendas e lucros. Mas anunciar, certamente é a maneira mais eficaz e rápida para o seu negócio.
Você poderia, por exemplo, usar o “Marketing de Conteúdo”. Se você tiver tempo para deixar o seu negócio crescer de forma lenta e paciente, o marketing de conteúdo vai funcionar.
Agora, se você quer alavancar o seu negócio de uma forma mais rápida, você terá que fazer algum tipo de promoção, e certamente terá que destinar um investimento para isso, afinal nada é de graça. Anunciar envolve investimentos, mas não se assuste! Você pode investir qualquer soma disponível.
Mas ATENÇÃO, para qualquer tipo de investimento em anúncios ou campanhas de divulgação, tenha certeza de que sua loja está realmente preparada para receber este tráfego!
É muito mais comum do que se imagina, acontecer de um e-Commerce ser lançado, e sua operação conter erros de transações de pagamentos, bugs de plataforma, estar com usabilidade e mobilidade comprometidas, entre muitos outros pontos que devem ser analisados com cautela, para o total sucesso da sua divulgação.
Uma excelente forma de prevenção, é utilizar ferramentas de testes para diagnóstico e validação do seu negócio.
Indicamos uma ferramenta interessante para validar sua loja: Validcomerce realiza diagnóstico de e-commerce, onde você pode testar todas suas páginas e o funcionamento de cada uma delas. Avaliar as configurações do ponto de vista tecnológico, meios de pagamento, informações legais e segurança de dados, incluindo análises para operações em computadores, tablets, celulares.
5 maneiras de anunciar seu E-commerce em 2020
1. Os anúncios nos mecanismos de busca
Os mecanismos de busca vão tentar igualar o seu anúncio com compradores interessados para que, tanto você (publicitário), quanto o cliente, tenham uma boa experiência. Para isso, os mecanismos de busca usam um padrão de classificação para decidir quais anúncios serão exibidos para uma determinada consulta de pesquisa. O Google, por exemplo, usa um sistema chamado “Ad Rank”.
Google Ads é um dos veículos principais de PPC (pay-per-click) . Os anúncios são exibidos nas páginas de resultados do motor de busca, e você paga somente quando um cliente clica para chegar até sua página.
PPC (pay-per-click) tipicamente requer experimentação. Você vai experimentar alguns anúncios, gastar algum dinheiro, e através de tentativa e erro, encontrar os anúncios mais eficazes para a sua loja. No final, PPC (pay-per-click) é um dos mais poderosos veículos de anúncios à sua disposição.
Para começar, tente:
2. Mídias Sociais
A maioria dos principais serviços de mídia social oferece alguma forma de publicidade paga. Esses serviços podem conduzir a uma quantidade significativa de tráfego altamente qualificado para sua loja online.
Algumas coisas a saber sobre os serviços:
- Eles geralmente têm muito boa informação demográfica, uma vez que eles conhecem bem os seus utilizadores.
- Eles podem ser menos competitivos e menos caros do que os anúncios de PPC.
- Eles podem ter blocos de anúncios projetados especificamente para impulsionar o tráfego site.
Semelhante a anúncios de PPC, a publicidade de mídia social é também um processo de aprendizagem. Você provavelmente vai precisar tentar algumas formas de anúncios para determinar o que funciona ou não, ou ainda, considerar a promoção de produtos individuais em mídias sociais, ao invés de grandes categorias.
Pinterest: Promover “Pins” é um dos exemplos dos anúncios de mídia social que você pode usar para direcionar o tráfego para o sua nova loja online.
Aqui estão alguns sites de mídia social que valem à pena tentar:
- Promova Pins no Pintrest
- Anúncios do Facebook
- Anúncios no Instagram
- Anúncios no Twitter
- Publicidade no Reddit
- Publicidade no LinkedIn
3. Publicidade Digital
Aqui estamos usando o termo “publicidade digital” em termos gerais. Pode descrever um banner em um site ou apenas sobre qualquer outro bloco de anúncios que você queira imaginar. Todos estes podem direcionar o tráfego para o seu ecommerce.
Uma boa estratégia para utilizar a publicidade digital é encontrar os sites e editores on-line mais importantes do seu segmento e colocar seus anúncios lá.
Em geral, a taxa para esses anúncios é de um custo X por mil impressões, ou uma taxa fixa para um determinado período de tempo (um dia, uma semana ou um mês)
4. Vídeo Advertising
Publicidade em vídeo na Internet é um dos formatos de publicidade que mais crescem hoje em dia.
Algumas razões para a popularidade de vídeo de publicidade on-line:
- Fazer um comercial de vídeo é relativamente fácil, e pode ser feito com um bom smartphone e software de edição de vídeo.
- Os anúncios de vídeo na Internet tem excelente custo benefício.
Apesar de crescente, a publicidade em vídeo ainda pode ser menos competitiva do que outras opções on-line, por isso, relativamente mais barata.
Considere o uso de plataformas de vídeo como o YouTube/Vimeo para despertar o seu negócio online.
5. Publicidade Tradicional
A Publicidade tradicional tem algumas das formas de promoções mais familiares, incluindo a revista, rádio, televisão, e mala direta.
Estes anúncios podem conduzir um maior tráfego para o site quando concentrados em uma área geográfica específica, por exemplo, compradores perto do seu armazém de expedição.
No passado a publicidade tradicional ganhou fama de algo caro e ineficaz. Foi um fato verdadeiro até certo ponto.
Ainda hoje há muitas oportunidades de impulsionar o tráfego do seu site com um anúncio tradicional, como mala-direta compartilhada, que pode ser uma maneira produtiva e de baixo custo para atrair clientes.
Há uma ressalva sobre a publicidade tradicional, pelas experiências que vivenciamos, ela consegue sim impulsionar grande parte do tráfego de um negócio on-line, desde que seja oferecido um desconto no anúncio. Então, se o desconto não é parte do seu plano, ela não vai funcionar tão bem.