Na faculdade uma professora me falou uma frase: “o marketing não é seu umbigo”. Não é por que você não gosta ou acha que não vai dar certo, que de fato não vai. Você pode estar enganado! Quantas vezes você deixou de fazer uma ação, ou mudar algo no site por que gosta dele como está e acha que tá legal e etc? Se você respondeu uma ou várias, NÃO FAÇA ISSO!!! TESTE TUDO.
A importância do Teste
A primeira pergunta que faço aqui é: “Se você não testou determinada funcionalidade ou a ação, como sabe se vai dar certo ou não?”
É muito comum não gostarmos de alguma ideia ou ação e logo a descartarmos, sem ao menos testar, ou pior ainda, gostar da ideia, implementá-la e não medir. Acabe com o pré-conceito, mesmo que a ideia seja a mais louca possível, TESTE e MENSURE, você pode estar perdendo excelentes oportunidades. Exemplificando:
IMAGINA, uma empresa sem ser a Reserva, o estagiário vê o vídeo do roubo a loja e sugere isso. SÉRIO, diz a verdade, você ia chamar o cara de maluco e ia falar “Nada a ver”.
Pare com isso, esse vídeo teve uma repercussão GIGANTE e até hoje falamos sobre isso!
Quando o Pedro Eugênio da Black Friday, trouxe a Black Friday para o Brasil, poucas empresas aderiram ao evento e com certeza chamara ele de maluco e hoje o que é o Black Friday não é mesmo?
Elimine o pré-conceito das ideias. Pense, reflita e teste, mesmo que seja em menor proporção. O marketing é maior que seu umbigo!
Testes A/B
Segundo o artigo 7 Simples testes A/B que podem aumentar sua conversão em 20% ou mais, publicado no Viver de Blog, o empreendedor que não realiza testes (seja ele um teste a/b ou não) assume que sabe perfeitamente o que seu público quer.
Cego pela sua arrogância e excesso de confiança, ele comete o grande erro de não ouvir o mercado e está fadado a sorte dos seus palpites para satisfazer seus clientes.
Pergunte a todos os empreendedores digitais de sucesso se eles realizam algum teste A/B? Provavelmente, 100% responderia que sim.
Por que? Porque testar é o melhor caminho para você descobrir um erro rapidamente e consertá-lo.
Quem não testa e não avalia resultados, está fadado a continuar errando sem saber que está errando.
Acredite, todos nós falhamos e erramos. Alguns mais do que outros, porém, o que nos diferencia é a capacidade que temos em transformar erros em soluções.
O que é um teste A/B
Como uma das inúmeras ações de marketing, um teste A/B é aquele em que você consegue dividir o tráfego de uma determinada página em duas versões: a original e a “variante”. A “variante” é a página em que você mudará algum elemento para realizar o seu teste.
Testes A/B não se resumem a apenas websites, você pode fazer em praticamente tudo o que seja digital, como emails, botões, textos, cores, posicionamento de elementos numa página, etc.
Por que os testes A/B são eficientes
Segundo a Resultados Digitais em seu artigo O que são testes A/B, os testes A/B são ferramentas excelentes porque oferecem um feedback real de mercado, mensurado com precisão. Não é uma pesquisa simples em que alguém pode responder uma coisa e fazer outra na prática: são fatos consolidados.
Como as diferentes versões são distribuídas aleatoriamente em um mesmo espaço de tempo, não há o risco de um fator externo (como uma palestra ou um eventual link em outro site) influenciar a taxa de conversão. Tudo isso torna o resultado de marketing muito mais confiável.
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