Logística para ecommerce: Como melhorar a experiência do cliente

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Neste artigo você irá ler:

O que seria a logística no contexto do seu comércio eletrônico? Um processo interno, um produto ou a prestação de um serviço para os consumidores? Se pensar bem, chegará à conclusão de que a logística para e-commerce é um serviço agregado ao produto principal que, no caso, é a venda de bens de consumo. Sendo um serviço, portanto, deve focar nas necessidades do cliente, a fim de supri-las da melhor forma possível (de preferência até superando suas expectativas).

Por essas e outras é que a logística para e-commerce também é responsável pela satisfação dos consumidores, formando a percepção que têm a respeito da marca. Obviamente, quanto melhor for essa impressão, melhor será a experiência do cliente! Quer aprender mais sobre como a logística influencia a experiência de compra no mercado virtual, deixando os clientes ainda mais engajados e fiéis ao e-commerce? Então confira:

A logística para e-commerce começa com o produto

Quando um visitante chega até sua loja virtual, espera se deparar com páginas que carregam rapidamente, menus fáceis de entender e produtos categorizados de forma a se encontrar o que deseja o mais brevemente possível. Assim, quanto mais assertiva for essa busca, maiores se tornam as chances de que feche negócio com você. Invista, portanto, em um site responsivo e otimizado a fim de facilitar a usabilidade e fazer com que seus clientes logo entendam como o caminho entre o pedido e o recebimento do produto é simples no seu e-commerce.

A integração entre logística e plataforma é fundamental

O desenfreado aumento das compras pela internet se dá pelos motivos mais variados, sendo a agilidade um dos principais fatores nessa conta. E se o cliente quer comprar em dois tempos, provavelmente também quer receber com rapidez, não concorda? Isso significa que a cadeia logística deve estar integrada à sua plataforma e-commerce, fazendo com que todos os processos de separação, embalagem, envio e entrega sejam acionados assim que o pedido for realizado.

A embalagem também influencia a experiência

Tudo bem se você quiser ser econômico em seu e-commerce, desde que se lembre que a apresentação do produto enviado é fundamental para causar uma impecável primeira impressão. Quando o cliente recebe aquela embalagem bonita, bem estruturada e com o seu logotipo, automaticamente faz conexões mentais positivas, guardando na memória uma sensação de prazer e bem-estar relacionada ao recebimento do pedido.

A variedade de opções de frete é um grande diferencial

Oferecer opções de frete com prazos e valores diferenciados, dependendo da necessidade do cliente, não é mero capricho. É, na verdade, uma necessidade para os empreendedores que desejam aprimorar a experiência de compra de seus consumidores. Além de otimizar seus custos, ao ofertar opções diferenciadas de frete você proporciona um atendimento personalizado a seus clientes, valorizando o relacionamento com eles. Acredite: esse esforço não passará despercebido.

A logística reversa chegou para ficar

Ainda não oferta logística reversa em seu e-commerce? Pois não demore sequer mais um dia para implementá-la! Essa estratégia simplesmente revoluciona a experiência do cliente, dando a ele a opção de devolver o produto rapidamente caso não seja de seu agrado, sem estresse ou qualquer tipo de empecilho. E por mais que o consumidor solicite o estorno do valor, se for bem atendido, certamente voltará a comprar do seu e-commerce em outra oportunidade.

Como viu, a experiência do cliente começa lá atrás, logo no primeiro momento em que o consumidor entra em contato com seu e-commerce. E a logística está intrínseca durante todo esse processo, servindo como um diferencial de atendimento caso você saiba conduzir os serviços da forma apropriada. Então mãos à obra!

Agora nos conte se por acaso tem outras ideias de como otimizar a experiência do cliente a partir da logística para e-commerce? Deixe seu comentário aqui e contribua com a discussão!

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Sobre o autor deste artigo

Rodrigo Henrik

Rodrigo Henrik

Rodrigo Henrik é Publicitário, Profissional de Marketing (FGV) e Especialista em Marketing Digital e E-Commerce. CEO da CUBOD Agência Digital, criador e administrador do ECOMMERCE MASTERS, maior comunidade de e-commerce do Brasil, no Facebook, com mais de 37.100 mil membros ativos, e 9 anos de atuação no mercado e-commerce. Estou 100% comprometido com o resultado dos meus clientes, trabalhando no desenvolvimento de ações de marketing digital com foco em vendas, criação de lojas online, além de prestar consultoria e assessoria especializada para pequenos e médios negócios em todo o Brasil.

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Rodrigo Henrik é Publicitário, Profissional de Marketing (FGV) e Especialista em Marketing Digital e E-Commerce. CEO da CUBOD Agência Digital, criador e administrador do ECOMMERCE MASTERS, maior comunidade de e-commerce do Brasil, no Facebook, com mais de 37.100 mil membros ativos, e 9 anos de atuação no mercado e-commerce. Estou 100% comprometido com o resultado dos meus clientes, trabalhando no desenvolvimento de ações de marketing digital com foco em vendas, criação de lojas online, além de prestar consultoria e assessoria especializada para pequenos e médios negócios em todo o Brasil.

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