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Google Analytics. Conheça 8 principais estatísticas para seu ecommerce

⏰ Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Todo gerente de e-commerce sabe que ter o Google Analytics configurado em sua loja virtual é essencial, mas saber pra onde olhar primeiro em meio a tantos relatórios de uma ferramenta tão robusta e complexa é melhor ainda!

Se você costuma acessar o Google Analytics e ainda não sabe por onde começar com tanta informação, não se preocupe. Neste artigo vamos mostrar pra você, de maneira básica, quais são as 8 principais estatísticas que o Google Analytics entrega para seu e-commerce e que você deve ficar de olho. Vamos lá!

Google Analytics. Conheça 8 principais estatísticas para seu e-commerce

1. Taxa de conversão

Principal estatística do comércio eletrônico. Ela é extremamente importante, pois dita o quão madura está a loja e o quão eficiente ela é em transformar visitantes em vendas. Resumindo: Se sua taxa de conversão é de 2%, significa que a cada 100 clientes que entraram na loja 2 realizaram uma compra.
Observação: A taxa média do varejo online brasileiro fica entre 1% e 3%. No entanto, sempre procure saber a taxa média de seu segmento. As taxas de conversão podem variar  completamente entre uma loja de Móveis e uma loja de Linha Branca, por exemplo.

2. Canais de Aquisição

Aquisição está associada ao tráfego de usuários que estão acessando sua loja. É o número de vezes que sua loja foi acessada dentro de um período de tempo. Contabiliza um mesmo dispositivo acessando sua loja.

Os usuários que entram na sua loja geralmente chegam pelos seguintes meios:

  • Paid Search
    Geralmente campanhas de busca paga como Google AdWords
  • Organic Search (Busca Orgânica)
    Usuários que chegaram à loja a partir de resultados de busca
  • Direct
    Usuários que chegaram à loja digitando o endereço na barra do navegador
  • E-Mail
    Clicou em algum link ou campanha de e-mail marketing
  • Referral
    Clicou em algum link de blog, site, portais, etc.
  • Social
    Clicou em algum link de algum rede social (Facebook, Twitter, Linkedin…)

3. Novos visitantes x Recorrentes

Aqui sabemos qual o percentual de usuários que chegam até a loja e quantos deles voltam para realizar uma nova compra. “Novos visitantes” são os usuários que chegaram até sua loja por alguma maneira, enquanto que os “visitantes recorrentes” são usuários que já acessaram sua loja antes e voltaram novamente.

4. Todas as Páginas

Acompanhe com base no número de visualizações, as páginas mais acessadas da sua loja.

5. Desempenho do produto

Veja quais produtos estão performando melhor na sua loja e tome decisões para que estes produtos se mantenham ativos em estoque.

Observação: É de extrema importância que sua tag do Google Analytics esteja configurada para exibição de dados para comércio eletrônico. Muitos lojistas pecam ao deixar esta opção inativa, resultando em estatísticas imprecisas.

6. Ticket Médio

O valor médio do pedido é calculado com base no valor total de compras realizadas e número de pedidos dentro de um período de tempo.

7. Visualização do Funil de Compras

É o modo de visualização que mostra, a partir da página de produto (na maioria das lojas), onde há o maior índice de desistências de compra.

Observação: Veja qual a melhor maneira de configurar o funil em sua plataforma de e-commerce. A configuração pode ser diferente para cada caso.

8. Celular

Mostra o percentual de acesso e estatísticas de conversão e faturamento da sua loja a partir de cada tipo de dispositivo de acesso, como tablets, smartphones e computadores.

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