Pela experiência que tenho nas consultorias e trabalhando em projetos voltados à indústria de brinquedos especificamente e outros segmentos, listei 7 Erros no Lançamento de um Ecommerce B2B que muitas vezes causam falhas no lançamento de um ecommerce.
7 Erros no Lançamento de um Ecommerce B2B
1. Ignorar o design da loja e a experiência do usuário
A empresa B2B, geralmente pensam na utilidade sobre a experiência de compra do seu usuário, isso pode prejudicar a marca da empresa e a percepção de qualidade do seu site. Muitas empresas não conseguem planejar adequadamente seu ecommerce para experiência móvel, muitas lojas não abrem e não se adaptam para smartphone e tablets, com isso perde seu ranqueamento orgânico, tem baixas taxas de conversões e no geral o resultado é muito baixo.
2. Performance e Informações
Muito cuidado no design do seu ecommerce, já vi muitas lojas parecerem catálogos impressos e com imagens extremamente pesadas, banners com um peso 3 vezes maior do que todo o site e banco de dados juntos. Pode ficar muito bonito, mas se não for analisado o tempo de carregamento da sua página, com certeza a experiência será afetada. Não irá carregar em smartphones por conta da nossa velocidade 3G aqui no Brasil. Isso atrapalha muito a compra pelo ecommerce do seu cliente e do seu representante comercial.
Concentre-se também nas ações que são mais importantes para seu usuário e de fácil acesso e compreensão como regras específicas, preços especiais, meio de transporte, forma de pagamento e políticas de troca.
3. Falta de Conteúdo no Produto
A grande maioria das empresas, quando lançam sua loja virtual importam o conteúdo dos produtos do seu sistema de gestão interno ou seja, um ERP e muitas vezes este conteúdo vem apenas com descrições alimentadas por estes sistemas.
O seu cliente que é o lojista, o vendedor que vai vender para o consumidor final, precisam de mais informações sobre o produto, e o ecommerce B2B é o local certo, pois trabalhar uma descrição tanto com texto como imagem detalhada é primordial para o sucesso tanto da empresa B2B quanto da empresa B2C.
Monte uma equipe para trabalhar nas descrições de seus produtos o mais cedo possível. No mínimo, colocar as seguintes informações em um arquivo de Excel:
- SKU
- Nome do Produto
- Descrição do Produto
- Nome do arquivo de imagem
- Preço
- Peso
- Categoria
E trabalhar informações mais importantes do produto, diferencial, facilidades, benefícios, tendências etc.
4. Plataforma Imprópria
Não é toda a plataforma de ecommerce que entende o comércio B2B, já vi muitas empresas primeiro contratar uma plataforma sem avaliar suas necessidades mas avaliando o valor cobrado para contratação. Só que a empresa B2B necessita de regras de preços, impostos, diferenciais particulares e personalização, no qual algumas plataformas não suportam ou não tem em seu sistema.
Isso se não viabilizado anteriormente é notado geralmente depois que a loja começa sua operação, e acaba inviabilizando a operação e causando mais dor de cabeça do que solução.
5. Planejamento Incorreto
Empresas e profissionais que nunca lançaram um ecommerce B2B muitas vezes ignoram todas às etapas de planejamento necessárias para o sucesso do seu ecommerce.
Se você não tiver um trabalho completo de planejamento a implantação do seu ecommerce pode causar atrasos e aumento de custos mais tarde.
Itens básicos para um bom planejamento são os requisitos de interface do usuário, arquitetura de dados, processo de venda, integração, requisitos, impostos e regras de preço, formas de envio e manutenção continua necessária.
6. Não incluir todos os departamentos da empresa
O processo de planejamento não será completa se você não envolver todos os departamentos relevantes da sua empresa. É comum deixar o departamento de marketing cuidar da prospecção de fornecedores e profissionais para o projeto de ecommerce B2B, assim como planejar todo o processo. Nesse caso, o que vemos acontecer por exemplo é que uma regra de venda foi esquecida, pois o departamento de vendas não foi envolvido até o final do projeto.
Identificar todos os principais departamentos interessados na sua empresa e envolvê-los no processo de planejamento é muito importante, veja alguns departamentos importantes neste processo: Diretor Financeiro, departamento de TI, Marketing, equipe de vendas, gerente operacional, equipe de logística e atendimento.
7. Falha na Comunicação
Além de envolver as pessoas certas, comunicação frequente e feedback contínuo com os desenvolvedores do site são necessárias para manter o projeto no prazo e dentro do orçamento. Mesmo com o melhor planejamento, você provavelmente vai descobrir coisas que você quer fazer de forma diferente. Este é um componente natural do processo de desenvolvimento.
Ele não pode ser evitado. Isso acontece porque você aprende coisas que você não sabia antes e as coisas se tornam mais claras depois de ver o site instalado e funcionando.
O objetivo é informar os desenvolvedores do site sobre quaisquer mudanças necessárias o mais cedo possível, não quando o site está terminado e pronto para o lançamento.
Reunir semanalmente com os seus desenvolvedores, obrigá-los a fornecer um site onde você pode acompanhar o desenvolvimento, como o site está sendo construído e dar feedback cedo e muitas vezes.
Em suma, ecommerce B2B é complexo, para fazê-lo bem requer uma mistura de muitas habilidades, o design, experiência do usuário, desenvolvimento de software e marketing, bem como uma compreensão estratégica do negócio.
Evite estes sete erros para um site de ecommerce B2B eficaz.