Como participar da Black Friday? Confira 5 dicas valiosas para seu negócio

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Como participar da Black Friday? muitos empresários se perguntam. Tradicional nos Estados Unidos, nos últimos anos a Black Friday tem se mostrado uma excelente ferramenta para alavancar vendas, atrair clientes e ampliar o comércio online também no Brasil. Neste ano, ela ocorrerá no dia 25 de novembro. Por isso, confira nossas dicas sobre como participar da ação e vender mais na Black Friday.

A Black Friday

A Black Friday é uma data especial existente nos EUA desde a década de 60, que acompanha o feriado de Ação de Graças, ocorrendo sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Neste dia, são oferecidos megadescontos e queima de estoque, especialmente no e-commerce.

Em 2015, a Black Friday garantiu as maiores vendas do mercado em datas comemorativas, superando até mesmo o Natal, movimentando cerca de R$1,64 bi no mercado virtual, constituindo uma das melhores opções para conquistar clientes e proporcionar a renovação do estoque de peças.

Como participar da Black Friday

Para assegurar o sucesso na Black Friday online sem deixar clientes insatisfeitos e aquecer as vendas do final do ano, preparamos um guia completo com cinco dicas que você deve seguir para garantir o êxito total da sua participação, acompanhe:

1. Cuidado com o estoque

Planejar é a palavra-chave: garanta que seu estoque é suficiente para atender a todos os clientes. Defina antecipadamente quais os produto que terão os descontos e quais serão os seus valores, anunciando apenas aquilo de que dispõe. Coloque descontos mais atrativos para produtos que já estão há mais tempo em estoque, a fim de realizar o rodízio das suas peças.

2. Não deixe seu site sair do ar

Como o cliente é quem vai atrás dos produtos com descontos – e não o contrário – manter o site online durante toda a Black Friday é essencial. Faça com que seu provedor sustente os cliques e visitas a mais, mesmo que tenha que pagar um adicional para tanto.

3. Mostre que você é honesto

Diversas lojas já apresentaram comportamento questionável em edições anteriores e afastaram diversos clientes. É necessário deixar sua integridade à mostra para passar uma imagem confiável. Procure agir rapidamente em caso de problemas, trocas ou devoluções, fidelizando os compradores.

É indicado obter o selo de ética Black Friday Legal, só concedido a quem obedecer aos padrões de qualidade da camara-e.

4. Não tenha o lucro como principal preocupação

Apesar de ser essencial, o lucro não é enfoque pretendido pela Black Friday. Isto porque seu principal objetivo é atrair e fidelizar clientes, garantindo que ele realizem suas compras sempre na sua loja.

5. Facilite o contato com o consumidor

Siga à risca a legislação do comércio eletrônico e assegure a eficiência no contato com o consumidor. A Black Friday ainda é novidade no Brasil e pode vir a gerar dúvidas para o comprador, motivo pelo qual deve se destacar telefones e endereços eletrônicos para contato a todo momento.

Sidney Kaczemorska

CEO [eafl id=76 name=”Bling” text=”Bling”] Erp. O Bling é um sistema de gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas. Sua plataforma permite que empresários organizem a gestão do seu negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência.

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Sobre o autor deste artigo

Rodrigo Henrik

Rodrigo Henrik

Rodrigo Henrik é Publicitário, Profissional de Marketing (FGV) e Especialista em Marketing Digital e E-Commerce. CEO da CUBOD Agência Digital, criador e administrador do ECOMMERCE MASTERS, maior comunidade de e-commerce do Brasil, no Facebook, com mais de 37.100 mil membros ativos, e 9 anos de atuação no mercado e-commerce. Estou 100% comprometido com o resultado dos meus clientes, trabalhando no desenvolvimento de ações de marketing digital com foco em vendas, criação de lojas online, além de prestar consultoria e assessoria especializada para pequenos e médios negócios em todo o Brasil.

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Rodrigo Henrik é Publicitário, Profissional de Marketing (FGV) e Especialista em Marketing Digital e E-Commerce. CEO da CUBOD Agência Digital, criador e administrador do ECOMMERCE MASTERS, maior comunidade de e-commerce do Brasil, no Facebook, com mais de 37.100 mil membros ativos, e 9 anos de atuação no mercado e-commerce. Estou 100% comprometido com o resultado dos meus clientes, trabalhando no desenvolvimento de ações de marketing digital com foco em vendas, criação de lojas online, além de prestar consultoria e assessoria especializada para pequenos e médios negócios em todo o Brasil.

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