O Instagram está crescendo cada vez mais no país e alcançando resultados significativos para negócios de diversos segmentos. No fim de 2015, a rede social contabilizou 29 milhões de usuários ativos por mês só no Brasil, são 7,25% dos 400 milhões de usuários no mundo todo! Não é à toa que muitas empresas, principalmente as que trabalham diretamente com vendas pela internet, estão apostando na rede social como um forte canal de divulgação e até mesmo de relacionamento com o público-alvo.
O aplicativo deixou de ser apenas entretenimento entre os jovens e passou a ser ferramenta de trabalho para muitos profissionais. Desde setembro de 2015, quando lançou sua plataforma para anúncios, já ultrapassou a marca de 200 mil anunciantes.
Com um público cada vez mais fiel e com a possibilidade de segmentá-lo, os pequenos empreendedores encontraram uma nova forma de fazer negócio sem sair da internet. Para que o Instagram funcione de maneira efetiva na sua estratégia de vendas, primeiramente é necessário estar atento a alguns detalhes simples, como por exemplo, manter o perfil atualizado, dar preferência para fotos produzidas pela sua marca e buscar meios de envolver a sua audiência na história que você deseja contar através das fotografias.
Para turbinar a sua conta e ter resultados cada vez mais expressivos, separamos 5 ferramentas que irão alavancar o seu negócio na internet e fortalecer a sua imagem perante o seu público utilizando o aplicativo.
Instarocket
O Instarocket é um gerenciador de contas completo e de fácil utilização. Através dele é possível agendar publicações, conquistar até 5 mil seguidores qualificados por mês e interagir com eles, acompanhar e analisar o desempenho do seu perfil através de um painel de controle e automatizar todas as suas ações por tempo integral. Basta configurar a sua conta no Instarocket e deixar que ele dê vida ao seu perfil. Além
da facilidade em utilizar todos os recursos, não é necessário fazer nenhum tipo de download, sendo possível acessar a plataforma através de smartphone, tablet ou PC.
Instaby
O Instagram é um poderoso aliado para o e-commerce, porém possui alguns recursos limitados que podem dificultar a venda final. A principal função do Instaby é justamente converter vendas pelo Instagram. Com ele, é possível publicar seus produtos e apresentá-los para os seus seguidores com imagens clicáveis, fazendo de sua página uma galeria direcionada para a venda, sem que o seu cliente tenha que acessar o seu site e procurar pelo produto desejado novamente para realizar a compra. A plataforma encurta o caminho entre a loja e o comprador, facilitando o processo de transformar o seguidor em cliente real. Pode ser acessada por qualquer dispositivo via login, sem a necessidade de download.
Overgram
O aplicativo Overgram oferece diversas possibilidades para inserir textos nas fotos e dar destaque aos produtos em questão. São diversas fontes e formatos para tornar as suas publicações mais atraentes para os seus seguidores. Com ele também é possível fazer montagens, unindo mais de uma imagem em uma única publicação. Dessa forma, você poderá explorar diversos ângulo do produto de uma única vez, fortalecendo ainda mais as características relevantes para fechar a venda. O aplicativo é gratuito e está disponível apenas para iOS.
Repost
Para quem sente falta da função compartilhar no Instagram, o aplicativo Repost poderá suprir essa ausência muito bem. Com ele, é possível repostar publicações relevantes para o seu público, mas que foram feitas por outros perfis, sem deixar de dar os devidos créditos para a postagem original. Ou também, compartilhar com a sua audiência o que outras pessoas estão falando da sua marca, intensificando ainda mais a percepção que você deseja causar em seus seguidores. Esse aplicativo também é gratuito e está disponível para iOS e Android.
Flipagram
Para finalizar a nossa seleção de ferramentas úteis para turbinar o seu Instagram e aumentar suas vendas através dele, daremos destaque também para o aplicativo Flipagram. Ele funciona como um editor de vídeo simples, perfeito para unir suas melhores fotos com boas trilhas sonoras. Através dele, é possível apresentar suas peças por meio de pequenas apresentações, explorando novos formatos para realçar seus produtos e envolver os seus seguidores com a sua marca. O aplicativo oferece versão gratuita e paga e está disponível para iOS, Android, Windows Phone e PC.