PPC. O Coronavirus COVID-19 infectou suas campanhas de pay-per-click?

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PPC. O Coronavirus infectou suas campanhas de pay-per-click?
TEMPO ESTIMADO DE LEITURA: 5 MINUTOS

Neste artigo você irá ler:

Um olhar sobre as tendências atuais e esperadas no PPC em meio ao surto global de Coronavirus. Quase todas as empresas foram impactadas de alguma forma pelo coronavírus e o mundo do PPC não é exceção.

A menos que sua empresa tenha a sorte de vender materiais de limpeza, desinfetantes para as mãos, máscaras faciais, papel higiênico ou até vodka… o impacto na sua conta PPC provavelmente não é positivo. Com isso, vamos dar uma olhada em algumas tendências que já começamos a ver no PPC e no que podemos esperar nas próximas semanas e meses.

Tendências de pesquisa em tempos de Coronavirus

Embora tenhamos visto epidemias globais em anos anteriores, nenhuma chamou tanta atenção quanto o Coronavírus. Os surtos de gripe suína e do vírus Zika causaram ondulações em todo o mundo em 2009 e 2016, mas causaram pouco impacto em todo o mundo nas buscas na internet.

O ebola, que teve uma taxa de mortalidade de 40%, registrou um aumento repentino no interesse em 2014. No entanto, o Coronavírus, que tem uma taxa de mortalidade substancialmente mais baixa de 2%, teve um incrivelmente rápido e grande aumento no interesse de pesquisa.

Tendências de pesquisa em tempos de Coronavirus

Apesar de estarmos no auge do interesse pelo coronavirus, é provável que continuemos a observar altos níveis de interesse nas próximas semanas – em vez de rápidas diminuições de interesse, como vimos nas outras epidemias.

É provável que esses níveis de interesse variem por local, dependendo de onde o vírus se espalhará a seguir. Fique atento a tremores no desempenho, mesmo depois que o pior já tenha passado.

O efeitos das notícias do Coronavirus na performance dos custos do PPC

Esses tremores e até os níveis gerais de interesse são amplamente afetados pela mídia, principalmente no setor de viagens. Abaixo está um gráfico do desempenho da pesquisa no Google no dia a dia desde o início de janeiro para um cliente no setor de viagens. Sobrepostas no gráfico, estão as datas de lançamento das principais manchetes do COVID-19.

Efeitos das notícias na performance

Essa visão de desempenho nos fornece algumas informações interessantes sobre o impacto do coronavírus no PPC para algumas das indústrias de maior impacto. Você pode ver no gráfico que a maioria das grandes quedas no volume e na receita de conversão ocorreu no dia ou no dia seguinte, um grande desenvolvimento no spread do COVID-19.

É provável que esta tendência continue. Embora o mercado acabe se recuperando à medida que a propagação do vírus diminui e as restrições de viagens são suspensas, é provável que ocorram reduções no desempenho sempre que uma manchete de notícias de última hora chegar à mídia – particularmente no mercado específico apresentado nas notícias.

Aumenta o desempenho das buscas por produtos de limpeza

Por outro lado, vimos alguns efeitos positivos do vírus. Por exemplo, o interesse nas pesquisas aumentaram dramaticamente para produtos de limpeza e proteção, veja abaixo (pesquisa realizada em inglês. Não deve ser tão diferente em português):

Aumenta o desempenho das buscas por produtos de limpeza

Apenas uma pequena parte dos anunciantes provavelmente se beneficiará com isso, então se você é um deles – parabéns, você está sobrevivendo ao coronavírus!

Google Shopping

Anunciantes de varejo de comércio eletrônico, alegrem-se! Há boas notícias para você. Governos e agências de saúde estão incentivando o público a tomar precauções extras e até a isolar-se para impedir a propagação ou contração do vírus.

Com isso, as pessoas optam por ficar em casa mais do que o habitual, evitando lojas e espaços públicos. No entanto, as pessoas ainda precisam de seus produtos do dia-a-dia e de alguma maneira de ocupar seu tempo em casa – portanto, as compras on-line são uma excelente alternativa para quem precisa compar e não quer sair de casa!

O Google Shopping, juntamente com qualquer campanha de pesquisa de comércio eletrônico, provavelmente verá um aumento no volume nas próximas semanas e até meses.

Aumento do volume de palavras-chave e custos por clique

Essa pode ser a mais óbvia das tendências, mas é provável que os termos do coronavírus estejam se infiltrando nas consultas de pesquisa. Embora sua conta possa não ter nada a ver com coronavírus ou quaisquer termos relacionados a ela, verifique duas vezes e três vezes suas consultas de pesquisa em busca de algo fora do lugar.

Não pense que, só porque você não vê nenhum termo de vírus, sua conta pode não ser afetada. Por exemplo, se você estiver anunciando na indústria de viagens ou em um evento, poderá ver um aumento nas pesquisas de marca – mas essas pesquisas podem conter qualificadores como “cancelamentos” e “reembolsos” – portanto, tenha cuidado!

E enquanto você estiver fazendo isso, apenas seja grato por não anunciar a Cerveja Corona.

O que é PPC?

PPC significa pay-per-click, um modelo de marketing na internet no qual os anunciantes pagam um valor a cada vez que um de seus anúncios é clicado. Essencialmente, é uma forma de comprar visitas para seu site ou loja online, em vez de tentar “ganhar” essas visitas organicamente.

A publicidade nos mecanismos de busca é uma das formas mais populares de PPC. Ele permite que os anunciantes façam lances para o posicionamento do anúncio nos links patrocinados de um mecanismo de pesquisa quando alguém pesquisa uma palavra-chave relacionada à oferta comercial.

O que é PCC Pay-per-click?

Toda vez o anúncio é clicado, enviando um visitante ao site, é preciso pagar uma pequena taxa ao mecanismo de pesquisa. Quando o PPC está funcionando corretamente, a taxa é trivial, porque a visita vale mais do que você paga por ela. Em outras palavras, se pagarmos R$1 por um clique, mas o clique resulta em uma venda de R$250, o lucro é suficiente.

Muito é preciso para a construção de uma campanha eficiente de PPC: desde pesquisar e selecionar as palavras-chave corretas, organizar essas palavras-chave em campanhas e grupos de anúncios bem organizados, até configurar páginas de destino (landing pages) PPC otimizadas para conversões.

Os mecanismos de pesquisa recompensam os anunciantes que podem criar campanhas pagas por clique relevantes e inteligentes cobrando menos pelos cliques em anúncios. Se seus anúncios e suas páginas de destino forem úteis e satisfatórios para os usuários, o Google cobrará menos por clique, gerando lucros maiores para sua empresa. Então, se você quiser começar a usar o PPC, é importante aprender como fazer isso corretamente.

Artigo “Has COVID-19 Affected Your PPC Accounts?” livremente traduzido por ECOMMERCE MASTERS.

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Sobre o autor deste artigo

Rodrigo Henrik

Rodrigo Henrik

Criador e CEO do ECOMMERCE MASTERS, maior Comunidade de Ecommerce do Brasil, no Facebook, com mais de 31.800 mil membros ativos. Ajuda empresas locais a ter mais visibilidade, atrair mais clientes e aumentar as vendas.

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