E-Commerce Masters

Cookies no ecommerce. O que são cookies e como usar no ecommerce

Com o Guia E-Commerce Masters, sua loja online alcançará novos patamares de sucesso. Descubra as estratégias exclusivas para impulsionar suas vendas online e aumentar seu alcance. Não perca a oportunidade de aproveitar todo o potencial do e-commerce. Junte-se a nós e transforme sua loja online em uma máquina de vendas!

Cookies, também chamados de cookies HTTP ou cookies do navegador, são pequenos arquivos de texto armazenados no diretório ou na pasta de dados do navegador do usuário da web. Os sites de comércio eletrônico colocam cookie nos navegadores dos visitantes para reter credenciais de login, identificar clientes e fornecer uma experiência de compra personalizada.

O que os cookies fazem

Sites seguros usam cookies para validar a identidade de um usuário enquanto eles navegam de uma página para outra; sem este recurso, as credenciais de login teriam que ser inseridas antes de cada produto adicionado ao carrinho ou lista de desejos. Os cookies ativam e melhoram:

  • Login do cliente
  • Carrinhos de compras persistentes
  • Listas de desejo
  • Recomendações de produtos
  • Interfaces de usuário personalizadas (ou seja, “Bem-vindo, Rodrigo”)
  • Retenção do endereço do cliente e informações de pagamento

Como funciona o cookie?

Os cookies podem ser divididos em duas categorias principais, com muitos subconjuntos:

O cookie de sessão permanece no navegador mantêm suas informações até que sejam fechadas. Quando uma nova janela do navegador é aberta, o mesmo usuário é tratado como um novo visitante e deve inserir suas credenciais de login.

O cookie persistente tem uma vida útil determinda e permanecem no navegador até o período decorrido ou o cookie seja excluído manualmente. Os sites que usam cookies persistentes lembram os usuários mesmo depois de fecharem o navegador. O cookie persistentes ativam recursos como carrinhos de compras persistentes, que retêm produtos adicionados ao carrinho entre as sessões.

Quando um usuário acessa uma loja online pela primeira vez, a página da Web registra a atividade em seu servidor remoto e coloca um cookie nos arquivos do navegador do usuário.

O cookie é apenas uma pequena linha de texto. Ele não contém informações sobre o usuário ou a máquina do usuário. Em vez disso, normalmente contém a URL do site que colocou o cookie, um número único gerado exclusivamente para aquele acesso e a data de validade do cookie.

À medida que o usuário navega no site, cada nova página visitada consulta o navegador, procurando o cookie. Se a URL do cookie corresponder o URL do site, o site recuperará as informações do usuário a partir do servidor utilizando o número exclusivo gerado. Dessa forma, o site ajusta a experiência do usuário para refletir seu histórico de navegação.

Se o usuário pesquisar na loja por tênis Nike, na próxima vez que o usuário acessar o site, o site recuperará o registro do usuário e preencherá a página de destino com mais tênis Nike variados.

Alguns sites também usam cookies para personalizar a experiência do usuário. Um novo usuário pode ver uma versão da página de destino, enquanto um usuário antigo pode ver um layout completamente diferente.

Uso de cookies no ecommerce

O trabalho mais importante de um cookie é manter o usuário conectado enquanto ele navega de uma página para outra. O histórico de navegação de um usuário se torna parte de um banco de dados que o site usa para melhorar a experiência do cliente.

Os sites de comércio eletrônico usam uma combinação de cookie de sessão e cookie persistentes para criar uma experiência perfeita no carrinho de compras. À medida que o usuário adiciona itens ao carrinho, os cookies da sessão acompanham os itens. Se o usuário abandonar o carrinho, os cookies persistentes recuperarão suas seleções do banco de dados na próxima vez que ele visitar ou permitirão que você crie campanhas personalizadas de redirecionamento que a incentivem a revisitar seu carrinho. Esta é uma grande ajuda para incentivar conversões.

Cookie é uma parte essencial da Internet. Sem eles, as páginas da web seriam muito menos úteis e interativas. O comércio eletrônico seria impossível. Eles dão aos sites a capacidade de lembrar e melhorar.

Compartilhe este Post:
e-commerce masters